sexta-feira, 2 de junho de 2017

A Lei Moral

A natureza está regida por leis. Astros seguem uma rota traçada pelo Criador; por causa das leis naturais, semeamos milho e colhemos milho, não arroz. O relacionamento do ser humano com seus semelhantes e com Deus é norteado pela lei moral, codificada nos Dez Mandamentos. Sem leis, a vida seria nada menos que um caos. Apesar disso, tentativas têm sido feitas para invalidar, alterar ou substituir a lei de Deus pelas tradições humanas. A pergunta para a qual buscaremos a resposta, neste estudo, é: Têm essas tentativas a autorização ou aprovação do autor da lei? Se não têm, são válidas? Qual deve ser nossa atitude em relação a elas?

1- Quais são os Dez Mandamentos e quem é Seu autor? Êxodo 20:3-7; 31:18
R: Foi escrito pelo dedo de Deus:

1) Não terás outros deuses diante de mim; 2) Não farás para ti imagem esculpida;
3) Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; 4) Lembra-te do dia do sábado, para o santificar;
5) Honra a teu pai e a tua mãe; 6) Não matarás; 7) Não adulterarás; 8) Não furtarás;
9) Não dirás falso testemunho contra o teu próximo; 10) Não cobiçarás a mulher do teu próximo.

2- O que diz o quarto mandamento? Êxodo 20:8-11
R: Ele inicia dizendo: Lembra-te do dia de Sábado para o santificar, na realidade, na Criação já teria definido que era para Guardar e Santificar, mas como estava caindo em esquecimento, Deus escreveu com o seu próprio dedo para, que fique claro sobre o que devemos fazer.

3- Segundo Jesus, em quantas partes estão divididas os Dez Mandamentos? Mateus 22:36-40
R: A primeira parte: Amor a Deus; e a segunda, amor ao próximo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

4- Qual foi a atitude de Jesus em relação à validade dos mandamentos? Mateus 5:17, 18; 19:17; João 15:10
R: Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só "J" ou um só til, até que tudo seja cumprido.

5- Por acaso, Deus permite mudança em Sua Palavra ou nos mandamentos? Malaquias 3:6; Apocalipse 22:18, 19
R: Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro; e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro.

6- O que Paulo escreveu sobre os mandamentos de Deus? Romano 3:31; 7:12
R: Anulamos, pois, a lei pela fé? De modo nenhum; antes estabelecemos a lei. De modo que a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.

Obs: Santo - algo separado por Deus.

7- O que, segundo a Bíblia, aconteceria no futuro com a lei de Deus? Daniel 8:12; 7:25
R: A verdade de Deus seria jogada por terra; ou seja; Os Dez Mandamentos seriam alterados (mudariam os tempos e a lei).

8- O que os homens fizeram com a verdade de Deus? Romanos 1:25
R: Pois, trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém.

9- Que muitos seguem hoje em lugar dos mandamentos de Deus? Marcos 7:6-9, 13
R: Vós deixais o mandamento de Deus, e vos apegais à tradição dos homens.

10- O que é mais importante para Deus? Atos 5:29; Tito 1:14
R: Antes importa obedecer a Deus que aos homem. Devemos rejeitar os mandamentos e as tradições de homens que nos desviam da verdade. Um Deus que ama sabe o que é o que é melhor para Seus filhos. A lei é um guia de conduta que nos protege de dor e sofrimento em nossas relações. A obediência demonstra intimidade com Deus, pois só Ele pode mudar nosso caráter e nossas inclinações. Por seu Espírito, Ele nos capacita a obedecer, e escrever os princípios da lei em nossos corações. (Jeremias 31:33).

Obs: A Bíblia nos traz várias passagem sobre o dia de Sábado, santo dia do Senhor:
Êxodo 16:23; Isaías 58:13, 14; 56:4; Jeremias 17:24, 27; Ezequias 20:12, 20; Neemias 13:15, 19.
Lembrando que não na Bíblia nenhum relato sobre a alteração da Lei de Deus, mas existe um reforço muito significativo, quando tratamos do Santuário Celestial, pois dentro da Arca da Aliança, encontramos Os Dez Mandamento, sendo claro que é a regra que há no Céu sendo usada, antes mesmo da criação do homem. Esse relato encontra na postagem sobre "A Origem do Mal", onde traz que satanás era um querobim (Anjo que guardava a Arca da Aliança), e já que ele guardava, sabia que ali estava as regras para serem seguidas, mas ele fez o que muitos estão fazendo nos dias de hoje, contrariando as regras estipuladas por Deus. 


Até a próxima postagem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário